quinta-feira, 19 de março de 2009

Internet e Web 2.0: os actores principais do mundo da Informática


Internet

O conceito de Internet surgiu com as pesquisas feitas pelo departamento de projectos avançados do Exército Americano, com a intenção de ligar, em rede, alguns computadores de investigação. De uma forma natural, essas redes foram-se ligando a outras redes entretanto criadas o processo desenvolveu-se, até se transformar numa rede mundial de computadores.

A Internet é a integração, à escala global, de inúmeras sub-redes. Na acepção mais comum do termo, é apenas um gigante conjunto de computadores ligados entre si por diferentes meio físicos (linhas telefónicas, feixes hertzianos, ligações por satélite, redes locais, entre outros). Nesta “rede de redes” foi escolhido um protocolo (conjunto de regras de comunicação) comum: o TCP/IP, Transmission Control Protocol/Internet Protocol.

Para o utilizador final, o mais importante não são os pormenores de ligação ou o diálogo entre as máquinas, mas os serviços a que tem acesso. Destes, os mais utilizados actualmente são o correio electrónico (e-mail) e a pesquisa na base mundial de hiper-texto (World Wide Web).
Esta rede pública mundial de sistemas de computadores interligados, os serviços e a informação por eles disponibilizados e os utilizadores, funciona graças a servidores, encarregues de encaminhar os pacotes de dados e de os levar gradualmente ao seu destino. Pode-se assim receber ou transmitir informação de e para qualquer parte do mundo.

Ao contrário do que se possa pensar, Internet não é sinónimo de World Wide Web. Esta última é apenas parte integrante da Internet, sendo que a World Wide Web utiliza hipertexto na formação básica, um dos muitos serviços oferecidos na Internet. A Web é um processo mais novo, que aplica a Internet como meio de transmissão. Actualmente, a World Wide Web permite apresentar a informação de uma forma fácil, intuitiva, atraente e completa.

As tecnologias de informação e de comunicação abrem novas perspectivas à sociedade do futuro. A informação, uma vez produzida, circula instantaneamente, pode ser recebida, tratada, incorporada em esquemas lógicos, científicos, transformada por cada um de nós em conhecimento pessoal, acréscimo de compreensão, sabedoria, em valor acrescentado para o mercado ou a para a sociedade.

A Internet tanto ao nível científico, como de divulgação ou recriação, é sem dúvida o espaço planetário mais importante pelo volume de informação disponível e pela facilidade de acesso (Azevedo, 1998).

Web 2.0

O termo "Web 2.0", criado pela empresa O'Reilly Media em 2004, menciona uma segunda geração de serviços na Internet com realce na colaboração e partilha de informação.

Os apologistas da Web 2.0, consideram-na uma nova e moderna realidade, também conhecida por Web Social e concordam defendem que o utilizador deixa de ser um mero receptor para passar a emissor, já que as suas opiniões passam a ter relevância.

No entanto, alguns especialistas discordam do termo, do conceito e das ideias que dizem respeito ao termo Web 2.0. Defendem que o conceito é demasiado extenso, subjectivo, abrangente e vago, considerando que não existe uma segunda geração de aplicativos da web, mas apenas uma evolução natural, promovida principalmente pelo grande aumento no número de utilizadores da Internet.

Um exemplo comum da Web 2.0 é o conhecido motor de busca Wikipédia, um site que permite a qualquer cibernauta criar ou editar uma entrada numa enciclopédia em constante actualização. O Del.icio.us utiliza um sistema que permite guardar os favoritos ("bookmarks"); o Last.fm, vai sugerindo ao utilizador novos artistas, em função das bandas que este mais ouve e o MySpace permite ter um espaço virtual, no qual é possível partilhar informação (principalmente dados pessoais).

Os blogues são actualmente designados como o ícone maior da Web 2.0. Destes, destacam-se aqueles que envolvem cidadãos comuns, antes considerados simples leitores, na publicação e edição de conteúdos ditos jornalísticos. A esta tendência, cada vez mais comum, atribui-se o conceito de Jornalismo Participativo, Jornalismo do Cidadão, ou Jornalismo Open-Source.

Tim O'Reilly, fundador da O'Reilly Media, afirma que a Web 2.0 "é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência colectiva".


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