É o mais recente fenómeno na Internet: o Twitter, uma rede de microblogging que prima pelo seu conceito de simplicidade.
O Twitter é uma rede social, com base num site, conhecido como microblogging, que permite a divulgação, em tempo real, de mensagens com um limite máximo de 140 caracteres. As mensagens podem ser enviadas ou recebidas por SMS, em telemóveis ou PDAs com acesso à Internet e podem ser visualizadas no perfil do utilizador e no de quem o seguir.
O que é que estás a fazer?" é a pergunta à qual se responde no Twitter. Hoje, o Twitter é usado pelos órgãos de comunicação social como forma imediata e rápida de divulgação de conteúdos. Em Portugal, humoristas músicos e políticos, incluindo o presidente da República Cavaco Silva, já utilizam esta ferramenta da Web 2.0.
O Twitter e o jornalismo
A possibilidade de divulgação instantânea das notícias tem contribuído para que cada vez mais redacções utilizem o Twitter.
O Twitter pode ser visto pelos jornalistas como um meio de chegar mais perto das fontes e ter mais fontes.
O limite de 140 caracteres permite ao jornalista ser claro e conciso, e a possibilidade de incluir links e fotografias torna o Twitter uma ferramenta atractiva e quase irresistível a qualquer jornalista.
O Twitter é uma rede social, com base num site, conhecido como microblogging, que permite a divulgação, em tempo real, de mensagens com um limite máximo de 140 caracteres. As mensagens podem ser enviadas ou recebidas por SMS, em telemóveis ou PDAs com acesso à Internet e podem ser visualizadas no perfil do utilizador e no de quem o seguir.
O que é que estás a fazer?" é a pergunta à qual se responde no Twitter. Hoje, o Twitter é usado pelos órgãos de comunicação social como forma imediata e rápida de divulgação de conteúdos. Em Portugal, humoristas músicos e políticos, incluindo o presidente da República Cavaco Silva, já utilizam esta ferramenta da Web 2.0.
O Twitter e o jornalismo
A possibilidade de divulgação instantânea das notícias tem contribuído para que cada vez mais redacções utilizem o Twitter.
O Twitter pode ser visto pelos jornalistas como um meio de chegar mais perto das fontes e ter mais fontes.
O limite de 140 caracteres permite ao jornalista ser claro e conciso, e a possibilidade de incluir links e fotografias torna o Twitter uma ferramenta atractiva e quase irresistível a qualquer jornalista.
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